Orientações sobre o Regime Acadêmico Diferenciado

 

A Resolução CEPE nº153/2013 estabelece regime diferenciado para a integralização de disciplinas, aos discentes da UFLA participantes de Programas de Mobilidade, nos termos desta Resolução.A Portaria PRGnº200, de 09 de Julho de 2013 permite aplicar os mesmos procedimentos dispostos por esta Resolução para os estudantes que farão estágio internacional, devidamente reconhecido pelos colegiados de seus cursos. A Portaria PRGnº 204, de 12 de julho de 2013, permite aplicar os mesmos procedimentos dispostos por esta Resolução para os estudantes que farão estágio Nacional fora de  Lavras, devidamente reconhecido pelos colegiados de seus cursos.

Antes de sua saída os estudantes poderão optar pelo cancelamento de uma ou mais disciplinas através de formulário específico a ser entregue na Secretaria dos Colegiados (Formulário I) juntamente com o restante da documentação exigida pela DRI, no caso de Mobilidade Internacional e a documentação exigida pela PRG no caso de Mobilidade Nacional. Os alunos em estágio Nacional devem apresentar também o termo de compromisso emitido pela PROEC. O estudante é responsável por procurar o professor responsável de cada disciplina para estabelecer junto ao docente, o Plano de Estudos para o período de regime acadêmico diferenciado. O professor responsável deverá elaborar, juntamente com o estudante, o plano de estudos, os critérios, as formas de avaliação e os prazos de execução da disciplina, que devem ser formalizados em documento padrão da PRG (Formulário II). No caso de disciplinas onde pedagogicamente não seja recomendável a realização do regime diferenciado, por ser indispensável a presença do discente nas atividades da disciplina, cabe ao docente manifestar e justificar tal situação em formulário padrão da PRG (Formulário II).

A integralização do conteúdo, bem como as atividades avaliativas, ocorrerão a distância, nos termos da legislação vigente, de acordo com critérios e prazos definidos pelo docente responsável pela disciplina e pactuados com o discente, ressaltando-se que estes prazos deverão estar em consonância com os prazos estabelecidos no calendário escolar dos cursos de graduação do período letivo em que o estudante efetivar sua saída.

Na legislação supracitada, as avaliações da disciplina serão prioritariamente presenciais, ou seja, as avaliações presenciais deverão integrar mais de 50% dos pontos do semestre, antes da saída do discente, e isto deverá ser observado na negociação entre os docentes e discentes no tocante à atribuição dos pontos para as avaliações não presenciais. O docente deverá contabilizar faltas para os discentes amparados por esta Resolução, pois ficará a cargo da Secretaria de Colegiados o lançamento do abono.

FORMULÁRIOS A SEREM ENTREGUES ANTES DA SAÍDA DO ESTUDANTE:

Ao término do estágio o estudante tem 30 dias (contados à partir da sua data de chegada ao Brasil) para entregar na PRG o relatório final assinado pelo orientador, cópia do passaporte, cópia da passagem aérea de retorno, certificado da empresa ou universidade concedente com o total de horas do estágio e o 5° FORMULÁRIO preenchido com a avaliação do estágio pela empresa ou universidade concedente.

ATENÇÃO: Durante o período em que estiver no exterior, o estudante deve manter-se atento ao calendário da UFLA, para efetuar sua re-matrícula.

  • Para solicitar a re-matrícula nos semestres seguintes o estudante sempre deve enviar à PRG (através do seu professor orientador) um relatório parcial das suas atividades de estágio assinado pelo orientador, com carimbo (não existe um modelo padrão para o relatório, só é necessária a aprovação do orientador). Ou seja, a re-matrícula também não é realizada via SIG.

 

  • O prazo limite para a entrega deste relatório parcial é de um dia antes da finalização do período de re-matrícula da UFLA.

 

************************************************************************************

Informamos que o prazo para solicitação do Regime Acadêmico Diferenciado foi encerrado no dia 9 de outubro de 2012. Todas as solicitações que foram devidamente comprovadas conforme  Resolução CEPE143 já foram analisadas e aprovadas.

Após a aprovação da solicitação pela PRG alunos e professores alocados para aquela oferta de disciplina foram notificados por e-mail. Ressaltamos que depois da aprovação o contato passa a ser exclusivamente entre professores e alunos.

Segue a relação das solicitações aprovadas:

Orientações para o retorno:

************************************************************************************

ATENÇÃO!!!!

Informamos que o prazo para solicitação do Regime Acadêmico Diferenciado  foi prorrogado até amanhã, dia 9 de outubro de 2012 para os alunos que ainda não solicitaram.

A solicitação deve ser feita no SIG e os documentos de comprovação devem ser entregues na PRG ou encaminhados para o e-mail prg@prg.ufla.br até dia 09/10/2012.

  • Após dia 09/10/2012 não será perimitido em nenhuma hipótese a solicitação do Regime Diferenciado. Os alunos que ainda não fizeram a solicitação devem fazê- la até 09/10/2012
  • Os estudantes que já deixaram documentação na PRG devem obrigatoriamente fazer a solicitação no SIG

************************************************************************************

PRG divulga orientações que tratam da forma diferenciada para a realização das atividades acadêmicas para aqueles estudantes da UFLA que assumiram, antes da deflagração da greve dos docentes ocorrida em 17/05/2012, compromissos acadêmicos a serem cumpridos fora da UFLA. Lembramos que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) editou a Resolução CEPE nº 143 que regulamenta o regime diferenciado. Os estudantes poderão optar por dois regimes de integralização:

  1. As atividades acadêmicas, assim como as avaliações, poderão ser realizadas a distância, preferencialmente pelo AVA (plataforma online de ensino a distância) da disciplina;
  2. As atividades poderão ser realizadas durante o semestre letivo vigente na ocasião de seu retorno, em regime especial, estabelecido em comum acordo entre o professor e o aluno, sendo cumprido concomitantemente e sem prejuízo das atividades acadêmicas referentes à matrícula posterior ao seu retorno.

Os estudantes deverão solicitar o regime acadêmico diferenciado pelo SIG no período de 28 de setembro a 5 de outubro de 2012 em ferramenta específica disponibilizada na Central do aluno. Nessa solicitação, o aluno indicará, para cada disciplina em que estiver matriculado, de que maneira, dentre as apresentadas acima (1 ou 2), deseja realizar as atividades restantes para o encerramento do primeiro período letivo de 2012. É necessário ainda que o estudante apresente, na PRG documentos que comprovem que o compromisso foi assumido antes do dia 17 de maio de 2012. Ressaltamos que a entrega da documentação também obedecerá o prazo supracitado.

Após a aprovação da solicitação, o professor alocado para aquela oferta de disciplina em que o aluno está matriculado será notificado por e-mail a respeito da aprovação, da opção feita pelo mesmo e seu e-mail institucional. Depois da aprovação o contato passa a ser exclusivamente entre professores e alunos.

Informamos ainda que A PRG criou um e-mail exclusivo para tratar de assuntos relacionados ao Regime Acadêmico Diferenciado: prg@prg.ufla.br