Orientações sobre o Regime Acadêmico Diferenciado

A Resolução CEPE nº 153, de 3 de julho de 2013 estabelece regime diferenciado para a integralização de disciplinas aos discentes da UFLA participantes de Programas de Mobilidade, nos termos desta Resolução. A Portaria PRG nº 200, de 09 de Julho de 2013 permite aplicar os mesmos procedimentos dispostos por esta Resolução para os estudantes que farão estágio internacional, devidamente reconhecido pelos colegiados de seus cursos. A Portaria PRGnº 204, de 12 de julho de 2013, permite aplicar os mesmos procedimentos dispostos por esta Resolução para os estudantes que farão estágio nacional fora de Lavras, devidamente reconhecido pelos colegiados de seus cursos.

Antes de sua saída os estudantes poderão optar pelo cancelamento de uma ou mais disciplinas através de formulário específico a ser entregue na Secretaria dos Colegiados (Formulário I) juntamente com o restante da documentação exigida pela DRI, no caso de Mobilidade Internacional e a documentação exigida pela PRG no caso de Mobilidade Nacional. Os alunos em estágio Nacional devem apresentar também o termo de compromisso emitido pela PROEC. O estudante é responsável por procurar o professor responsável de cada disciplina para estabelecer junto ao docente, o Plano de Estudos para o período de regime acadêmico diferenciado. O professor responsável deverá elaborar, juntamente com o estudante, o plano de estudos, os critérios, as formas de avaliação e os prazos de execução da disciplina, que devem ser formalizados em documento padrão da PRG (Formulário II). No caso de disciplinas onde pedagogicamente não seja recomendável a realização do regime diferenciado, por ser indispensável a presença do discente nas atividades da disciplina, cabe ao docente manifestar e justificar tal situação em formulário padrão da PRG (Formulário II).

A integralização do conteúdo, bem como as atividades avaliativas, ocorrerão a distância, nos termos da legislação vigente, de acordo com critérios e prazos definidos pelo docente responsável pela disciplina e pactuados com o discente, ressaltando-se que estes prazos deverão estar em consonância com os prazos estabelecidos no calendário escolar dos cursos de graduação do período letivo em que o estudante efetivar sua saída.

Na legislação supracitada, as avaliações da disciplina serão prioritariamente presenciais, ou seja, as avaliações presenciais deverão integrar mais de 50% dos pontos do semestre, antes da saída do discente, e isto deverá ser observado na negociação entre os docentes e discentes no tocante à atribuição dos pontos para as avaliações não presenciais. O docente deverá contabilizar faltas para os discentes amparados por esta Resolução, pois ficará a cargo da Secretaria de Colegiados o lançamento do abono.

FORMULÁRIOS A SEREM ENTREGUES ANTES DA SAÍDA DO ESTUDANTE:

• Formulário I e Formulário II (uma para cada disciplina).

ATENÇÃO! Nos casos de Atividade Acadêmica Internacional informe-se sobre outros procedimentos no site da DRI (http://www.dri.ufla.br/intercambio/estagio-internacional/), principalmente sobre RENOVAÇÃO e ENCERRAMENTO das atividades.