ABI – Engenharias

  • Regime: Semestral
  • Período: Integral
  • Duração: 10 semestres
  • Nº de vagas por semestre: 200
  • Coordenadora: Prof. Adriano Viana Ensinas
  • Telefone: (35) 3829-1749
  • E-mail: adriano.ensinas@deg.ufla.br
  • Matriz Curricular

No segundo semestre de 2014, foram iniciados quatro cursos de Engenharia na UFLA (Civil, de Materiais, Mecânica e Química). O ingresso para esses cursos é unificado, ou seja, os estudantes que desejam cursar uma dessas engenharias devem fazer a inscrição para o curso ABI (Área Básica de Ingresso) Engenharia.

Os cursos da ABI–Engenharia contam com matrizes curriculares integradas, compostas por cerca de 50% dos créditos em disciplinas comuns, incluindo conteúdos básicos e também profissionalizantes. Essa característica da Área Básica de Ingresso proporciona aos estudantes uma formação interdisciplinar em ciências naturais, matemática e engenharias, sem descuidar de aspectos sociais e filosóficos de sua futura atividade profissional.

Uma grande vantagem da estrutura curricular da ABI–Engenharia é que o estudante terá uma formação integral ao longo de sua estadia na UFLA, podendo entrar em contato com diversas áreas do conhecimento através de atividades acadêmicas com foco em metodologias ativas de formação.

Quando o estudante ingressa na ABI–Engenharia é designado para ele um professor que fará o trabalho de tutor e o acompanhará durante o curso para orientar sobre sua formação e as escolhas curriculares, bem como monitorará sua vida acadêmica.

São oferecidas 200 vagas por semestre e durante o curso o aluno escolhe em qual das engenharias deseja se formar. Esta escolha se dá inicialmente ao completar o segundo período letivo, momento no qual o estudante indica, pela primeira vez, em qual curso pretende se formar. A partir do acolhimento dessa escolha inicial, que dependerá de seu desempenho acadêmico, o estudante passará a percorrer as atividades curriculares do respectivo curso, tendo prioridade de matrícula em disciplinas específicas. Todos os ingressantes iniciam seu percurso em igualdade de condições, pois as disciplinas do primeiro ano são comuns a todas as engenharias.

A escolha do curso no final do primeiro ano letivo não é, necessariamente, definitiva, pois se desejar, o estudante poderá alterá-la até o final do quinto período letivo. A UFLA atende à demanda pelas atividades dos cursos por meio da oferta de, no mínimo, 50 vagas em cada disciplina específica de cada engenharia. Quando há procura superior à oferta, ou seja, mais solicitações de matrícula do que vagas na disciplina, a prioridade é definida em função da classificação do estudante no curso escolhido e do desempenho acadêmico médio.

O estudante da ABI–Engenharia é estimulado a participar ativamente de sua formação por meio de projetos acadêmico/profissionais que ocorrem desde o terceiro período. Esses projetos, juntamente com o estágio curricular e o trabalho de conclusão de curso, visam a desenvolver autonomia com enfoque no “aprender a fazer” e também a integração dos conhecimentos que compõem a formação do engenheiro. Além disso, aqueles estudantes que conseguirem uma taxa maior de aproveitamento poderão cursar disciplinas de outros cursos específicos o que pode conferir vantagem no mercado de trabalho, pois hoje a habilitação profissional conferida pelo CREA é flexível e está relacionada aos conteúdos curriculares integralizados pelos estudantes.

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