PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Legislações:

Decreto Nº 7.219, de 24 de junho de 2010: dispões sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Portaria CAPES Nº 90, de 25 de março de 2024: dispõe sobre o regulamento do PIBID.

Resolução PRG nº 033, de 14 de agosto de 2017: aprova o Regulamento Interno do PIBID.

Link para o portal CAPES: PIBID

Coordenador Institucional
Prof. Fábio Marineli (DFM/ICET)

PARA RETIRAR O CERTIFICADO:

Acesse: http://sip.prg.ufla.br/publico/certificados_programas_projetos/
Ou SIP.PRG.UFLA.BR > Acesso para o Público > Certificados de Programas e Projetos